O que é o CRA?

Criado a partir da Lei de número 4.769 de 9 de setembro de 1965, o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, atua de forma exemplar oferecendo suporte à profissão de administrador.

A trajetória do CRA/DF é repleta de lutas pelos direitos desses profissionais, que ajudam a nossa nação traçar um futuro brilhante. Ele é o órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador.

É uma autarquia que possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Não recebe nenhum recurso do Governo Federal, sendo mantida pela anuidade paga pelos profissionais e empresas registrados.

Mais do que tudo isso, o CRA/DF é uma base sólida para os profissionais em administração e temos um diferencial latente, somos apaixonados pelo que fazemos. E esse sentimento acompanha e alcança os administradores registrados, transformando cada um em multiplicadores de sucessos. 

 
Finalidade do CRA

O CRA/DF é órgão de deliberação coletiva. orientador , disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador e, nos termos do art. 8º da Lei nº 4.769/65, combinado com o art. 39 do Regulamento aprovado pelo Decreto 61.934/67, tem por finalidades específicas, além das previstas na legislação vigente, as seguintes:

· executar as diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração;
· fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão do Administrador;
· organizar e manter o registro dos administradores;
· julgar as infrações e impor penalidades na conformidade da Lei nº 4769/65;
· expedir as carteiras profissionais dos administradores;
· resguardar o mercado de trabalho, evitando que profissionais alheios à categoria assumam tarefas privativas do Administrador, conforme estabelece a Lei nº 4769/65
· unificar e fortalecer a categoria profissional dos Administradores.

 
Onde se Registrar?
O registro é feito na sede dos CRAs, localizada nas capitais e no Distrito Federal, ou em suas Delegacias Regionais no interior de cada Estado. Além disso, o pedido de registro também pode ser solicitado pelos Correios.
 
 
Quem se Registra?

A. Bacharéis em: Administração
Habilitações: Empresas, Pública, Hospitalar, Comércio Exterior, Logística, Marketing, Gestão de Negócios, Gestão Ambiental, Cooperativas, Recursos Humanos, dentre outras.

B. Empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades privativas do Administrador.

C. Toda empresa que explore as atividades específicas da área de informática, prestando serviços no campo privativo do Administrador.

 
 
Porque se Registrar?

O Bacharel em Administração se habilita legalmente para atuar nos campos da Administração somente por meio do registro no CRA/DF. Se por um lado a falta de registro torna ilegal e punível o exercício das atividades nos campos da Administração, por outro o registro no CRA/DF proporciona reconhecimento e identificação do profissional.

Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA representa um ato de consciência profissional, valorizando a profissão e obtendo um maior reconhecimento por parte da sociedade.

 
 
O Registro no Conselho Regional de Administração
No Brasil, apenas os Administradores registrados no CRA podem exercer a profissão de Administrador.